Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » BGC
Viewing all articles
Browse latest Browse all 115

ALGUNS USAM, OUTROS NEGAM! ENTENDA A POLÊMICA DO AUTO-TUNE!

$
0
0

por Ant Lima
entretenimento@blogdacomunicacao.com.br

Vocês devem saber que ser cantor é uma tarefa muito difícil, tem que ter uma voz de rouxinol e ser super afinado, talvez uma boa grana te ajude a a organizar shows e contratar um agente, assessor e tudo o mais.  Jamais se pode desafinar e tem que fazer bonito ao vivo…Ou você pode ser seduzido pelos poderes do auto-tune!

Sobre usar auto-tune; Alguns usam, outros não usam, alguns negam e outros não estão nem aí! – Crédito: Reprodução

Não sabe o que é? Calma que eu explico! Nada mais é que um programa que ajuda cantores a chegar ao tom certo. Ele foi lançado em 1997 pela empresa Antares, empresa criada por um veterano da indústria do petróleo chamado Andy Hildebrand. Hildebrand trabalhava com prospecção, ou seja, a busca pelo ouro negro debaixo da terra. A atividade consiste em emitir ondas sonoras no subsolo. Por meio do reflexo dessas ondas, é possível localizar petróleo. Então, Hildebrand notou que a interpretação rápida e precisa das ondas sonoras podia ser usada na música. Foi esse funcionamento que inspirou a criação do Auto-Tune. Seu uso pode ser discreto, disfarçando breves incorreções vocais, ou ostensivo, o que gera aquele som sintético típico das músicas do Black Eyed Peas, T-Pain ou Lil Wayne!

O uso exagerado de auto-tune é polêmico, pois críticos e profissionais dizem que pode alterar totalmente a naturalidade da voz, a essência ou chegando de deixa-la irreconhecível! Muitos cantores já aderiram ao programa, inclusive alguns que fazem muito sucesso na atualidade; Britney Spears, Justin Bieber, Kesha, Katy Perry, o programa é tão poderoso que descobriu o maior sucesso do YouTube em 2011 é um exemplo nítido de seu uso exagerado, porém eficaz. Com 180 milhões de visualizações, Rebecca Black emplacou os versos de Friday nas paradas de sucesso do mundo inteiro.

Uma das canções que mais ajudaram a popularizar esse uso da ferramenta foi Believe, lançada por Cher em 1998, desde então se popularizou. Alguns cantores não precisam desse programa para cantar, outros apenas usam para ajudar a voz se manter afinada e no tom certo. Lady Gaga, Madonna, Rihanna e Justin Timberlake são exemplos de uso moderado. E há casos na zona musical atual que realmente não precisam do programa, no caso da cantora Christina Aguilera e Mariah Carey que alcançam notas altíssimas sem a ajuda do programa.

Se ainda não entendeu como é o processo, se liga no vídeo a seguir:

Um jovem decidiu provar para o mundo que qualquer pessoa hoje em dia pode se tornar cantor, quem sabe de sucesso. Gravou este vídeo comparando duas versões da musica “Watcha Say” de Jason Derulo. Que por sinal, usa e abusa do programa. Primeiro o garoto cantou digamos “ao vivo”, da pra notar algumas caídas de notas e imperfeições, em seguida ele grava a mesma musica, mas desta vez com a ajuda do auto-tune. E como ele mesmo descreve, o resultado é assustador! Confira!

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

Usar ou não usar?

Se você fosse cantor qual seria sua opção, usar ou não usar o programa? Há debates super polêmicos sobre o assunto… Particularmente não vejo nada de mais em os artistas da musica usarem essa ferramenta de melhora, porém ha casos excessivos que me faz parar de ouvir, aqueles cantores que parecem robôs são inaudíveis! Outro ponto muito polêmico é que há muitas pessoas que afirmam: O uso do auto-tune denigre a imagem de um artista! Pois talvez pensem que eles, os artistas, usam o programa pelo motivo de não conseguem cantar ao vivo, entre outros argumentos…

E o tema polêmico foi parar em um dos programas de talentos musicais mais assistidos da televisão norte americana The X-factor, onde um calouro confronta a cantora Demi Lovato, ele espinafra a garota após a apresentação nada bacana dele, Demi fica sem graça e é salva por um argumento da colega de bancada, a popstar Britney Spears . Confira no vídeo:

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

E qual é a sua opinião sobre o esse programa que tem alcançado até cantores nacionais renomados como Gal Costa? Ela entrou na onda e ainda assumiu no título da música: Autotune Autoerótico.

Os seus cantores preferidos usam? Você usaria? Acha bacana ou ridículo? Deixe seu comentário aqui!

Até  sexta-feira que vem, galera! :)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 115