Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » BGC
Viewing all articles
Browse latest Browse all 115

ESCREVEU UM LIVRO? E AGORA, COMO PUBLICAR? CONFIRA TRÊS CAMINHOS PARA PUBLICAR SUA OBRA!

$
0
0

por Ant Lima
entretenimento@blogdacomunicacao.com.br

Crédito: Divulgação

Se ainda não começou a escrever seu livro, da uma olhada na última matéria, onde separei dicas para ajudar a escrever melhor! Pra quem já tem o livro pronto, continue comigo. Afinal, o mais difícil você já fez, escreveu sua história! Não é uma tarefa fácil escrever um livro, criar uma história original, depois passar a ideia para o papel e em seguida desenvolver capítulo por capítulo, palavra por palavra e pronto, depois de muito trabalhar finalizar o livro.

Chega de blá blá blá e vamos para o assunto principal né? Hoje trago os principais três caminhos para publicar seu livro:

Diquinha importante:  Antes de mais nada registre o seu livro hem? Para informações sobre o registro de direitos autorais, entre no site da Fundação Biblioteca Nacional, é fácil e garante que ninguém vai roubar seus títulos.

Vamos lá!

Modo convencional! (Aquele que a editora arca com as despesas)

É um modo difícil, pois seu livro vai concorrer com dezenas de outros livros, com inúmeros escritores esperançosos em ter seus livros selecionados. Mas não é tão difícil e muito menos impossível! ´

Como publicar: simples, escolha uma editora que receba originais para análise, basta entrar no site de alguma e ler a politica para envio de originais, algumas recebem apenas por correios, outras aceitam apenas um CD com os dados, e tem outras que até aceitam por e-mail. Ou se haver alguma editora próxima, da um pulinho lá tire suas duvidas.

Diquinha de ouro: Antes de enviar sua história, faça uma revisão e a diagramação do conteúdo, se preferir pode até encomendar serviços especiais de revisores e diagramadores, mas já adianto que não é nada complicado. Ah! Não esqueça de checar se a editora recebe livros do mesmo gênero que o seu, será perda de tempo enviar um livro de terror para uma editora que publica romance.

Depois de enviar seu original, irão retornar com uma resposta em aproximadamente três angustiantes meses. Mas se for aprovado, será um sonho realizado!

Modo independente: (Aquele em que você publica de graça)

Outro caminho muito bacana para publicar seu livro é o modo independente, editoras independentes. Hoje estão com força total no mercado literário, pois você não paga absolutamente nada para publicar, mas não recebe os exemplares em sua casa e a maioria não divulga seu trabalho. Quem deverá fazer a divulgação e cuidar das vendas é você mesmo! Essa opção é boa para quem se da bem com marketing, vendas ou já tem um fã clube de leitores garantido.

Como publicar: É bacana e simples, primeiro encontre uma editora independente, como a clube de autores, AgBooks, Perse entre outras e faça um cadastro, em seguida cadastre seu livro, crie uma capa, envia o Pdf e tenha seu livro pronto. Daí quem paga é quem compra, e você ganha uma porcentagem nas vendas. Essa opção é pra quem não tem medo de arregaçar as mangas e correr atrás, hem!

Outra forma independente é através do serviço gráfico, mas é uma opção um pouco cara, mas que no final valerá a pena se souber vender os exemplares.

Publicação por demanda: (Aquela que você paga para publicar)

Essa opção também é interessante. Você paga para a publicação de sua obra… algumas editoras parcelam em até seis vezes, e você terá os exemplares em sua casa. Algumas dessas editoras até ajudam na divulgação, na organização da festa de lançamento e todo o mais. A publicação por demanda pode ser feita a partir de cem exemplares, e a maioria das editoras por demanda já agilizam o processo, pois em seus sites há uma simulação para saber quanto os livros vão custar e como pode ser a forma de pagamento. Com exceção da CBJE – Câmara Brasileira de Jovens escritores que faz a partir de trinta exemplares, bacana né?

Dica essencial: Antes de fechar acordo com alguma editora, certifique-se de que não está entrando numa fria. Pois já aconteceu várias vezes, inclusive com amigos escritores, de pagar pelo serviço e não receber bulhufas de nada. Então escolha por editoras que aceitam a metade adiantado, e quando tu receber tudo certinho os exemplares, pague a outra metade. Ou outras formas que são bem mais convincentes né? Todo o cuidado é pouco!

As três maneiras são excelentes, e lembre se de que as vezes um livro lançado por uma boa editora empaca nas prateleiras, as vezes um livro de uma editora desconhecida faz um sucesso estrondoso e vice-versa. Afinal, livros ruins não existem, existem gostos diferente para gêneros. E não se esqueça, só de ter um livro, passado uma ideia sua para o papel já basta, já é um tremendo vencedor! Beijão e até semana que vem!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 115